Exercício 1: (UFSC 2010)
Quando o alemão Fritz Müller chegou ao interior de Santa Catarina, em 1852, era como se pousasse em outro planeta. Um planeta onde ele realizou estudos minuciosos, que lhe renderam fama internacional e o apelido de “príncipe dos exploradores” – cortesia de seu ídolo e fã, Charles Darwin.
O fascínio pela fauna e flora abaixo do Equador foi o que atraiu o médico e filósofo de 31 anos ao vale do Itajaí, um deserto verde onde dois anos antes Hermann Blumenau havia criado uma colôniaalemã batizada com seu sobrenome.
A partir da leitura do texto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
Assinale a alternativa em que o pronome oblíquo lhe está no lugar do pronome oblíquo o ou a, em desacordo com as orientações da norma culta.
Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em:
Assinale a frase em que o pronome destacado em negrito está corretamente empregado.
(MACK) A única frase em que há erro no emprego do pronome oblíquo é:
Leia:
“O mesmo Senhor o disse: [...] Eu não vim a ser servido, senão a servir. E todos estes queme seguem e me assistem, todos estes que eu vim buscar, e me buscam, eu sou o que os sirvo a eles, e não eles a mim.”.
Quanto ao emprego das formas pronominais que e me, destacadas no fragmento, identifique com Va(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) O pronome que pode ser substituído pela forma “os quais”, sem alterar o sentido do fragmento.
( ) O pronome me, nas três ocorrências, refere-se ao termo Eu.
( ) O pronome me, na primeira ocorrência, refere-se à expressão todos estes.
( ) O pronome que estabelece a coesão textual, retomando a expressão todos estes.
A seqüência correta é:
(Cesgranrio) Assinale a opção em que o pronome lhe apresenta o mesmo valor significativo que possui em: “uma espécie de riso sardônico e feroz contraía-lhe as negras mandíbulas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor não deixe de realizar sua consulta, muito obrigada!