quinta-feira, 3 de novembro de 2011

TEMPOS COMPOSTOS DO INDICATIVO

Eu nunca tinha vindo aqui antes.

Se ele tivesse vindo aqui teria gostado.

Eu tenho vindo ao Rio de Janeiro todos os anos para o Carnaval.

Os verbos em destaque estão conjugados em tempos compostos, e indicam ações ou situações que apresentam alguma anterioridade.


Ou seja, podem expressar:

1. Uma ação acabada, terminada, localizada no passado ou no futuro:

* no passado:

- Eu já tinha lido o livro quando vi o filme.
- Tomara que ele tenha trazido dinheiro.
- Se eu tivesse lido o livro, não teria visto o filme.


*no futuro:

- Até o fim do ano, terei ido para Manaus.
- Quando eu tiver terminado o curso, vou prestar um exame.

2. Ação iniciada no passado, mas que continua até o momento presente:

- Ele tem trabalhado muito ultimamente.


Os tempos compostos são formados por :
Verbo ter (ou haver) + particípio passado.


Modo Indicativo:
Pretérito Perfeito Composto
Eu tenho feito

tu tens feito

ele tem feito

Nós temos feito

vós tendes feito

eles têm feito

Pretérito Mais-que-perfeito Composto
Eu tinha feito

tu tinhas feito

ele tinha feito

Nós tínhamos feito

vós tínheis feito

eles tinham feito

Futuro do Presente Composto
Eu terei feito

tu terás feito

ele terá feito

Nós teremos feito

vós tereis feito

eles terão feito

Futuro do Pretérito Composto
Eu teria feito

tu terias feito

ele teria feito

Nós teríamos feito

vós teríeis feito

eles teriam feito

Ex.:
1. Pretérito Perfeito Composto:
Eu tenho feito caminhadas todos os dias, durante as férias.

2. Pretérito Mais-que-perfeito Composto:
Eu nunca tinha feito uma viagem tão boa quanto essa.

3. Futuro do Presente Composto:
No fim de minhas férias, eu terei conhecido muitas praias do Brasil.

4. Futuro do Pretérito Composto:
Eu teria ido ao Pantanal, se tivesse mais tempo de férias.


Exercício:
I. Complete com o verbo no tempo adequado. Observe que todos os verbos devem estar conjugados em tempos compostos:

1. (ler) Eu não fui ver o filme porque já ............................... o livro e já sei o final.

2. (tomar) Ultimamente eu não ................................... café, porque me tira o sono.

3. (comer) Ele nunca ............................... feijoada antes de vir ao Brasil.

4. (descansar) Até o fim das férias eu .................................... bastante.

5. (ir) Com um dia de sol, eu ............................................. à piscina.

6. (levantar-se) Esse mês, eu .................................... cedo todos os dias.

7. (pagar) Eu já ......................................... a viagem toda.

8. (ver) Eu nunca .......................................... coisa tão bonita antes.


II . Assinale a frase mais correta:

1. ( ) Eu durmo tarde todas as noites essa semana.
( ) Eu tenho dormido tarde todas as noites essa semana.

2. ( ) Ultimamente o trânsito tem andado péssimo.
( ) Ultimamente o trânsito anda péssimo.

3. ( ) Desde terça-feira faz muito calor.
( ) Desde terça-feira tem feito muito calor.

4. ( ) Nessas férias eu não faço nada.
( ) Nessas férias eu não tenho feito nada.


III. Complete com tempos simples ou tempos compostos:

1. (ir) Eu nunca .............................. à Austrália, quero ir no ano que vem.

2. (ir) Eu nunca ........................... antes à Austrália. Fui nas últimas férias, e quero voltar outras vezes.

3. (ver) Foi a primeira vez que ............................. um canguru.

4. (ver) Nunca ........................................ um animal assim antes.

5. (fazer) Em geral, não tenho tempo para nada, mas estou me organizando: ............................................ exercícios todos os dias.

6. (fazer) Eu sempre faço exercícios de manhã.

7. (voltar) Ultimamente ele tem voltado tarde para casa.

8. (voltar) Ele é uma pessoa de hábitos previsíveis: ele nunca volta tarde para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não deixe de realizar sua consulta, muito obrigada!