terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Alguns exercícios com respostas.

Acerca dos enunciados que seguem, sua tarefa consistirá em analisá-los e preencher cada lacuna em branco com uma forma do presente do indicativo ou do presente do subjuntivo do verbo indicado entre parênteses:
a) Nosso planejamento já ------- pronto. Esperamos que o seu também ----------. (estar)

b) Aqui --------- muito bem recebidos. Acreditamos que eles ---------. (ser)

c) Esses exercícios não ------------ toda a pontuação atribuída, mas a pesquisa talvez ----------. (valer)

d) ------------- as ideias alheias, por isso, faz-se necessário que ela também as -----------. (respeitar)

e) A bagagens pequenas ------------ no porta-malas do seu carro, mas é pouco provável que as grandes ------------- no carro dela. (caber).

Respostas corretas:

Resposta Questão 1
a) Nosso planejamento já ESTÁ pronto. Esperamos que o seu também ESTEJA. (estar)
b) Aqui SOMOS muito bem recebidos. Acreditamos que eles SEJAM. (ser)
C) Esses exercícios não VALEM toda a pontuação atribuída, mas a pesquisa talvez VALHA.
d) RESPEITAMOS as ideias alheias, por isso é preciso que ela também as RESPEITE.
e) A bagagens pequenas CABEM no porta-malas do seu carro, mas é pouco provável que as grandes CAIBAM no carro dela.

 2. A frase a seguir se encontra no imperativo negativo. Assim, de forma a manter a mesma pessoa gramatical, mude-a para o imperativo afirmativo:

Não traga más recordações e não venha munido de mágoas e ressentimentos de outrora.

Resposta:  Traga más recordações e venha munido de mágoas e ressentimentos de outrora.

3.  Passe o texto para a forma negativa:
“Sai daqui! Foge! Abandona o que é teu e esquece-me”.

Resposta:  “Não saia daqui! Não fuja! Não abandone o que é teu e não me esqueça.”


4.Explicite o conhecimento de que dispõe acerca dos tempos e modos verbais. Para tanto, procure preencher as lacunas fazendo uso do presente do subjuntivo do verbo expresso entre parênteses:
a – O diretor espera que todos os professores ------ ao novo sistema o mais rápido possível. (aderir)
b – Quero muito que você ----------- à palestra, pois assim pode se inteirar um pouco mais das novas propostas. (ir)
c – É bem possível que os alunos veteranos --------- o pedido de isenção de disciplinas. (requerer)
d – Ainda que eles não -------------- ao meu aniversário, convide-os, por favor. (comparecer)
e – Acredito que eles --------------- a opinião acerca das decisões tomadas no conselho de classe. (expor).

Resposta:
a – O diretor espera que todos os professores ADIRAM ao novo sistema o mais rápido possível.
b – Quero muito que você à palestra, pois assim pode se inteirar um pouco mais das novas propostas.
c – É bem possível que os alunos veteranos REQUEIRAM o pedido de isenção de disciplinas.
d – Ainda que eles não COMPAREÇAM ao meu aniversário, convide-os, por favor.
e – Acredito que eles EXPONHAM a opinião acerca das decisões tomadas no conselho de classe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não deixe de realizar sua consulta, muito obrigada!