domingo, 26 de agosto de 2012

Modo Subjuntivo/Modo Imperativo

Modo subjuntivo
Subjuntivo é o modo verbal que expressa uma ação incerta, inacabada, uma ação que está para se realizar e, ainda, um fato imaginado. Nesse sentido, o subjuntivo opõe-se completamente ao indicativo que é o modo da certeza, do fato real.
Outra característica desse modo verbal advém da sua extrema dependência com outro verbo. Assim, o modo subjuntivo está sempre presente nos verbos de orações subordinadas.
A utilização do modo subjuntivo está ligada ao sentido que se pretende dar à ação verbal. Em geral, verificamos a sua presença em verbos que exprimem:
• dúvida (ex.: Talvez você possa me esclarecer isso.)
• hipótese/condição (ex.: Se todos chegassem mais cedo, faríamos a reunião)
• ordem/pedido (ex.: Pediria a todos que se dirigissem à recepção.)
• desejo (ex.: Espero que confiem na minha palavra.)

MODO IMPERATIVO
Indica ordem, proibição, pedido, conselho, etc.
Exemplo: Fique aqui. (ordem)
Não entre na sala. (pedido)
CONJUGAÇÃO DOS VERBOS AUXILIARES
SER
MODO SUBJUNTIVO
Presente Pretérito Imperfeito Futuro
que eu seja se eu fosse quando eu for
que tu sejas se tu fosses quando tu fores
que ele seja se ele fosse quando ele for
que nós sejamos se nós fôssemos quando nós formos
que vós sejais se vós fôsseis quando vós fordes
que eles sejam se eles fossem quando eles forem

MODO IMPERATIVO
Afirmativo Negativo
seja você não seja você
sejamos nós não sejamos nós
sede vós não sejais vós
sejam vocês não sejam vocês


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não deixe de realizar sua consulta, muito obrigada!