sábado, 23 de junho de 2012

1. Reescreva cada uma das frases seguintes, substituindo o termo destacado por um pronome pessoal oblíquo. a) O diretor recebeu os alunos no auditório da escola. b) Entreguei aos formandos a programação das solenidades festivas. c) Quero encontrar os amigos para relembrarmos os velhos tempos de faculdade. d) Não tenho condições de executar as tarefas. e) Vou confessar meu erro ao Paulo. f) Lúcia chamou eu. g) Eu vi ela. h) João beijou a namorada e saiu. i) Senti minhas pernas tremer. j) Até ontem dávamos presentes a eles. Exercícios com Conectores: Finalmente/ Atrás /E/ em primeiro lugar /embora/além disso/Aliás/Ou Seja/ Ou/ Já que /depois /Mas. a) Ela tem todas as qualidades necessárias para vencer na vida: é bonita, inteligente, charmosa _____________ rica. b) É preciso manter, a todo custo, o plano de estabilização económica. ________, será inevitável a inflação. c) Tinha prometido a mim mesma não ir àquela festa. _______ acabei por ir. d) ___________ o ministro tenha prometido durante a campanha eleitoral não aumentar os impostos, o IVA aumentou muito neste ano. e) A vida não está nada fácil: os preços subiram drasticamente, diminuíram os investimentos na área social. ______________ , os salários não sofreram alterações. f) O Pedro já chegou. ______, ele chega sempre antes da hora. g) Este governo contradiz o programa apresentado na campanha eleitoral, ___________, não está a cumprir as promessas da campanha. h) O João teve uma profunda decepção amorosa. Alguns anos ________, ele já vivera uma situação semelhante. i) Na minha exposição sobre o tempo, _________________ explicarei como se organiza o sistema temporal em português, ____________falarei sobre o uso de um tempo com valor de outro, ______________ discutirei a organização temporal do romance. j) Tinha prometido a mim mesma não ir àquela festa. ___________ acabei por ir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor não deixe de realizar sua consulta, muito obrigada!